Mato Grosso estreita laços culturais com Portugal

Com boas perspectivas de trabalhos, Mato Grosso encerrou sua participação no Circuito Lusófono, uma ação promovida através de parceria entre Instituições do Brasil e Portugal. Uma das novidades foi a apresentação do projeto “Casa da Lusofonia” ao Secretário de Estado de
Cultura de Portugal Elísio Sumavielle, para a secretária adjunta Ana Madureira e representantes da Fundação Calouste Gulbenkian. A proposta da “Casa da Lusofonia”, que foi exposta pelo Secretário de Estado de
Cultura de Mato Grosso (SEC-MT), Oscemário Daltro, prevê a criação de um espaço para a diversidade artística dos países de língua portuguesa. Sumavielle por sua vez, demonstrou interesse na realização da proposta. Para isso foi assinado um Termo de Parceria entre a Associação etnia e a Secretaria de Estado de Cultura de Mato Grosso. Através deste termo, a Associação será responsável por buscar parcerias internacionais para implantação da Casa da Lusofonia em Cuiabá.

Outras reuniões estratégicas aconteceram durante a passagem da delegação de Mato Grosso ao país. Oscemário Daltro explica que nas cidades e Instituições por onde estiveram, a proposta de parcerias e intercâmbios foram bem recebidas. Daltro destacou a possibilidade de um intercâmbio entre artistas de MT e de Portugal através do espaço do Museu do Douro, localizado na Cidade de Régua. Segundo o Secretário, o espaço poderá receber artistas de Mato Grosso para a divulgação de suas produções.

Ele explica que a SEC buscará firmar esta parceria que possibilitará o aperfeiçoamento no trabalho de restauração de obras de artes, uma necessidade presente em diversos Museus do Brasil. Em contrapartida, Mato Grosso receberá artistas portugueses, para a troca de experiências.

Já em Évora, a possibilidade é de que os artistas do Estado possam ir até a cidade histórica realizar uma imersão de 15 dias, tendo como resultado final, a produção de um trabalho prático. A Delegação esteve também na cidade de Rio Maior, onde se encontrou com a Prefeita e vários Secretários Municipais. Durante a visita, puderam conhecer o Cineteatro e à Biblioteca local.
Também estiveram no restaurante da cooperativa Terra Chã, em Chãos (Parque Natural da Serra dos Candeeiros). O local é considerado um exemplo bem-sucedido de desenvolvimento local através da proteção da cultura e identidade, já que nele foi realizada a recuperação e revitalização do patrimônio rural, onde se compreende a tecelagem, a recuperação de edifícios de
características rurais, de cisternas e eiras de cereais e ainda da gastronomia regional.

Fizeram parte das visitas o Secretário de Estado de Cultura de Mato Grosso, Oscemário Daltro e o diretor-superintendente do Sebrae-MT, José Guilherme Barbosa Ribeiro entre outros representantes de Mato Grosso.