Ação conjunta valoriza cultura de povos do Baixo Xingu


São José do Xingu, MT - Distribuição de Livros, oficinas, mostra de vídeos e muito debate marcaram a presença da equipe da Superintendência Indígena do Estado de Mato Grosso (SIEMT), em parceria com a Secretaria de Estado de Cultura (SEC), na aldeia Pakaya do Povo Yudja (juruna), nas comemorações do dia do Índio.


Essa foi a primeira vez que a comunidade realiza um evento desse porte, que reuniu outros povos como os Trumai e Kayapo. Foi também uma das primeiras intervenções da Superintendência, num evento cultural realizado pelos próprios indígenas. Para isso a Vice Governadoria, órgão a que a Superintendência e vinculada, solicitou apoio da SEC para que a ação pudesse ter maiores resultados.
Através da parceria, coordenada pela Superintendente de Assuntos Indígenas Janaína Oliveira, os indígenas receberam da SEC a doação de livros para as escolas indígenas e a Mostra de Vídeos etnográficos, comandada pela jornalista Naine Terena.
Outros parceiros da ação, foram o fotógrafo José Medeiros que ofereceu uma oficina de fotografia aos representantes dos povos presentes no evento e Téo Miranda que realizou o registro das atividades que posteriormente serão editadas e disponibilizadas para as comunidades presentes.
Para Janaína Oliveira, a ação foi de grande valia, já que valorizou a parceria com outras secretarias, e com os colaboradores que atuaram durante os cinco dias do evento.