Destaque da semana:

Mato Grosso é o primeiro estado a receber o projeto Conexões Ibram em 2013

As Inscrições já estão abertas e as informações podem ser obtidas na Coordenação de Patrimônio Histórico da SEC/MT.



Oráculo Comunicação especial para SEC/MT

Mato Grosso recebe nos dias 19 e 20 de março, o projeto Conexões Ibram, inaugurando uma série de visitas que a equipe do Conexões deverá realizar em todo o Brasil. O Conexões Ibram, é um projeto do Instituto Brasileiro de Museus(Ibram/MinC), que percorre todos os estados do país conectando os Museus brasileiros às novas políticas e instrumentos de gestão museais. A intenção da ação é apresentar temas pertinentes a criação, manutenção e políticas museais, sendo que cada estado tem a oportunidade de ajustar o evento de acordo com suas necessidades específicas a partir do modelo sugerido pelo Ibram.
Além das apresentações, o Conexões Ibram propõe reuniões técnicas com o intuito de concretizar planos de trabalho para inserir os museus do Brasil nas inovações das políticas públicas museais promovidas pelo Ibram.
Em Mato Grosso as inscrições para a participação no evento já estão abertas e podem ser realizadas através de e-mail até o dia 15 de março. A participação é gratuita e aberta a todos os interessados na temática. A programação se inicia na manhã do dia 19 de março, com o credenciamento, seguido da Abertura e assinatura do Termo de Cooperação Técnica entre o Minc e a Secretaria de Estado de Cultura de Mato Grosso. Ainda no período da manhã, serão tratados temas como os Sistemas e Redes de Informação – Imuseus. No período da tarde, será a vez dos temas Plano Nacional Setorial de Museus, Estatuto de Museus e novos instrumentos de gestão.No dia 20 de março, o tema da manhã será a Gestão de Riscos ao Patrimônio Musealizado Brasileiro e os Pontos de Memória. No período da tarde, serão apresentadas as Estratégias de Fomento e Financiamento aos Museus e o Legado Cultural para o Setor Museal – megaeventos esportivos, com encerramento marcado para as 18h – Encerramento. O evento conta com o apoio da Secretaria de Estado de Cultura de Mato Grosso.

Serviço:

Data: 19 e 20 de março de 2013
Local: Mato Grosso Palace Hotel (Rua Joaquim Murtinho, 170, Centro – Cuiabá)
Período de inscrições: 25 de fevereiro a 15 de março através do e-mail conexoesibram@cultura.mt.gov.br.
Outras informações: (65) 3613.0214

Programação:
19 de março
8h – Credenciamento
9h – Abertura e Assinatura do Termo de Cooperação Técnica
10h30 - Intervalo
11h – Sistemas e Redes de Informação – Imuseus
12h30 – Almoço
***
14h – Plano Nacional Setorial de Museus
15h30 – Intervalo
16h – Estatuto de Museus e novos instrumentos de gestão
18h – Encerramento

20 de março
9h – Gestão de Riscos ao Patrimônio Musealizado Brasileiro
10h30 – Intervalo
11h – Pontos de Memória
12h30 – Almoço
***
14h – Estratégias de Fomento e Financiamento aos Museus
15h30 – Intervalo
16h – Legado Cultural para o Setor Museal – megaeventos esportivos
18h – Encerramento