Documentário narra história de Ivens Cuiabano Scaff, o poeta comportado


Na próxima quinta-feira, 21 de novembro, o público poderá conferir uma homenagem a um dos grandes filhos de Cuiabá: Ivens Scaff. A história de Ivens será narrada no Documentário "Ivens Cuiabano Scaff - O poeta bem comportado", que foi realizado através Projeto Biografias, comandado por João Manteufel e patrocínio da Secretaria de Estado de Cultura, através do Proac - MT.
O projeto Biografias tem como objetivo registrar a trajetória e obras dos artistas mato-grossenses em todos os seguimentos culturais, dando destaque para aqueles que marcaram a história cultural do estado.

Para o diretor João Manteufel, este documentário é uma homenagem a cultura mato-grossense através da história de um dos mais queridos artistas de nossa terra. Para apresentar ao público esse primeiro produto, que pretende anteceder muitos outros, o lançamento acontecerá Casa do Parque em Cuiabá, no dia 21 de novembro as 20h com atrações diversas.
Na noite de lançamento o Público será recebido pela trupe do Circo Leite de Pedras e poderá encontrar outras manifestações culturais regionais, como a vídeo instalação poesia animada, Babu Seteoito com o Grafite, Carlos Gattas com os bonecos gigante, a performance do Grupo de Teatro Tibanaré, Sarau de Poesia com Wanda Marchetti e show musical com Estela Ceregatti e Jhon Stuart.
Ivens Cuiabano Scaff - O poeta bem comportado
O documentário "Ivens Cuiabano Scaff - O poeta bem comportado" é o primeiro da série e conta um pouco sobre a vida, obras, as influências e histórias deste escritor, médico, verseiro e poeta mato-grossense. A trajetória literária de Ivens é rica e segundo ele, teve início na sua infância com a forte influência de seus pais. “Isso me fez tão bem que quero passar adiante através dos livros que escrevo”, explica Scaff.
Ivens publicou as obras “Mamãe sonhei que era um menino de rua”, “Fábula do quase frito”, “Papagaio besteirento e a velha cabulosa”, “Bugrinho”, “Uma maneira simples de voar” , “O Menino órfão e o menino rei”, "A mamãe das cavernas e a mamãe loba", “Nova poesia de Mato Grosso” e “Mil Mangueiras”. Ivens também participou da coletânea“Fragmentos da Alma Mato-grossense”, junto com Ricardo Guilherme Dicke, Lucinda Persona e outros grandes nomes regionais.
Se perguntar de onde vem tanta inspiração, Scaff pode responder,com muita clareza sobre as influencias de seu repertório. Detentor de momentos riquíssimos da Cuiabá antiga, em especial do bairro do Porto, onde foi criado, suas memórias são algumas das referencias na composição de suas obras: partidas e chegadas de lanchas que iam para lugares tão longe como Corumbá e Montevidéu; boiadas que estouravam em frente à sua casa e tios que chegavam, de repente dos céus em pequenos teco-tecos, entre outras histórias, ouvidas ou inventadas, são fontes inspiradoras para serem 'contadas' e 'recontadas' através de suas obras.
A Produção do documentário é de Keiko Okamura e conta com patrocínio da Secretaria de Estado de Cultura, através do Proac - MT, da Casa do Parque e realização de Donalola Produção Criativa.