Reforma do Museu Rondon inicia em 2008

A reforma do Museu Rondon, sediado na Universidade Federal de Mato Grosso, em Cuiabá. visa recuperar a Sala de exposição permanente, propiciando melhor segurança ao acervo e possibilitando aos visitantes confortos e melhor visualização da mostra, principalmente, mudando o conceito expositivo, dando ênfase na substituição dos expositores horizontais, visando atender as crianças de educação infantil e portadores de necessidades especiais.
A obra que começa em 2008, tem como patrocinadora a Petrobras através do Programa Petrobrás Cultural que investirá R$ 98.116,92, através da Lei Rouanet, do Ministério da Cultura.

A reforma conta com a alteração nos expositores horizontais (que passarão a ser verticais), pois esses são de difícil acesso para deficientes físicos e crianças. Também será realizada a recuperação das paredes internas que estão deteriorando – o fibrocimento será substituído por vidro, retomando a arquitetura original do Museu. Outro local que recebe adequações são os acessos á sala de exposição permanente, que ganhará portas mais largas e portas de emergência, atendendo aos critérios de segurança. O auditório do Museu também passará por essas adequações, e a biblioteca, (que tem aproximadamente 1.000 livros etnográficos) será revitalizada, assim como as paredes externas da reserva técnica (local onde estão acondicionados os materiais não expostos, tratamento e cadastramento/informatização de todo o acervo incorporado às coleções do Museu Rondon).

O Museu Rondon - criado em 1972, abriga 1.275 peças, cadastrado, catalogado e informatizado e recebe anualmente entre 16 e 20 mil visitantes por ano.

ASAMUR - O Projeto de reforma foi apresentado pela ASAMUR – Associação dos Amigos do Museu Rondon, entidade sem fins lucrativos, que tem como objetivo apoiar às atividades do Museu, além de preservar e divulgar seu acervo estimulando a pesquisa e demais atividades ligadas ás comunidades indígenas de Mato Grosso.