Teatro Vida, a arte de MT em Recife

escrito em segunda 07 maio 2007 17:34

O grupo, que participa pela segunda vez do evento, vai apresentar a peça “Chá com Bolo”, espetáculo que também será levado ao Festival Internacional de Teatro de Curitib
a

MÍRIAM BOTELHO
Da Redação

O Teatro Vida e o Anima vão participar da III Bienal da UNE que acontece em Recife de 8 a 14 de fevereiro. O convite partiu do DCE da UFMT, que também comparece com apresentações de trabalhos científicos.

Esta não é a primeira vez que o Teatro Vida participa do evento. O grupo já participou da II Bienal, que aconteceu no Rio de Janeiro, onde apresentou o “Espetáculo da Raça”. Desta vez os atores irão apresentar “Chá com bolo”, e o Anima “Que País é Este?”. Os atores do Teatro Vida também participam do Festival Internacional de Teatro de Curitiba, com o mesmo espetáculo da Bienal do Recife.

O Festival Internacional de Teatro de Curitiba é o mais importante do País, dele participam as grandes companhias de teatro contemporâneo, e, ainda, os espetáculos do fringe, grupos que se apresentam ao lado da mostra contemporânea, e o teatro infantil. Desta vez, a apresentação dos garotos será na rua. “É uma oportunidade única de contato direto com o público. Funciona como um termômetro para o grupo. Será que vai ou não interagir com o público?”, assinala Naine Terena, diretora do grupo Vida.

“Chá com bolo”, como o próprio nome já assinala, é uma peça que trata da cultura mato-grossense, onde são explorados, desde o linguajar, até as lendas das cidades de Barão de Melgaço e Cáceres. No palco os atores vão contar a história de cinco retirantes que deixam o interior, em busca de uma vida melhor em Cuiabá. Entre os sonhos: a busca pelo emprego, escola, um melhor tratamento na área da saúde. Dividido em duas partes, o espetáculo é encerrado com as lendas regionais. A peça lembra um pouco o circuito promovido no romance Morte e Vida Severina, de João Ubaldo Ribeiro.

“Espetáculo da Raça”, apresentado pelo grupo na II Bienal no Rio de Janeiro, é um texto que apresenta em seu conteúdo o dia-a-dia do preconceito racial, sofrido por quatro personagens estereotipados, que induz, através da sátira, a reflexão sobre a questão do negro no país. É um texto baseado em original de Márcio Meireles, do Bando de teatro Olodum. Com este espetáculo eles conseguiram diversos prêmios, incluindo: Festival do Colégio São Gonçalo (Festeg), e Festival de Rua (Fester).

O grupo Vida existe há sete anos: os textos, cenografia e figurinos ficam por conta do elenco, e o enfoque são os dramas da vida real. Entre as participações do elenco: “O Auto da Compadecida” “Sodoma e Gomorra”,“Pinóquio”. O grupo tem ainda um site em construção: www.terrenocomunitario.hpg.com.br. Maiores informações com Naine Terena: 666-0343/9603-0764.
Fonte: DIARIO DE CUIABA - 05/02/2003