Caravana Literária Mekukrajá -Literatura indígena em movimento

A CARAVANA
A Caravana Mekukradjá foi concebida para ser uma linha de atuação da difusão da Literatura Indígena pelo Instituto Uk'a. Com este objetivo ela foi inscrita e contemplada no Concurso de Bolsas de Circulação Literária da Fundação Nacional de Arte - Funarte. Através da bolsa esta Caravana irá realizar uma série de eventos em Manaus e outras cidades litorâneas do Estado de São Paulo. Serão eventos voltados para o público em geral, mas com especial enfoque na divulgação da literatura produzida por indígenas brasileiros. Serão mesas-redondas e conversas com crianças e jovens.
A palavra MEKUKRADJÁ é de origem Kayapó e significa Sabedoria. Entendemos Sabedoria como o conjunto de conhecimentos que um povo desenvolve que lhe permite a compreensão da vida e do universo de uma maneira holística, integrada. Daí nossa compreensão da literatura como mais um componente da cultura e não algo distante dela, conforme expressada em texto de Daniel Munduruku [ver neste mesmo blog].
A Caravana Mekukradjá irá além do prazo de duração da Bolsa Funarte, mas tem nela seu principal fator de existência neste primeiro momento e servirá para que se possa estruturar como ação permanente na divulgação dos saberes ancestrais dos povos indígenas brasileiros.