Encontro Nacional de Contadores de histórias

Cuiabá já está se preparando para receber o Projeto Feira Literária de Contadores de histórias, evento que deve reunir escritores, atores e atrizes, no período de 3 a 6 de setembro. São tantas atividades que os participantes já podem começar a se programar para não perder nenhum dia do evento. Oficinas, Encontro nacional de Contadores de histórias, campanha de doação de livros e espaços para o público contar suas histórias proporcionarão aos mato-grossenses o prazer de adentrar ao mundo das narrativas literárias.
As apresentações do Encontro Nacional, já viraram internacional, contando com a participação de Clara Hadad, que vem de Portugal especialmente para participar do evento. Hadad ficou sabendo da iniciativa e se propôs a trazer seu espetáculo Contos & Encantos do Mundo, um trabalho para o público adulto, onde a narradora nos faz descobrir outras culturas, suas particularidades, seus costumes, seu povo, belezas e mistérios. Acontecem também durante o evento, nove oficinas, onde o público alvo são os educadores, acadêmicos, agentes de leitura, artistas e demais interessados no tema. A participação em cada oficina terá o valor de R$ 10,00 e cada participante poderá se inscrever em uma oficina por dia, com direito a certificado. Vale lembrar que são em média 30 vagas por oficina e as inscrições seguem até o dia 15 de agosto.

Como componente das comemorações dos cem anos da Biblioteca Estadual Estevão de Mendonça, a Feira Literária de Contadores de história, lança também a campanha de doação de livros, cujo objetivo é a sensibilização para o Centenário da Biblioteca. Cada narrador que tenha uma obra literária produzida, editoras, livrarias e o público, todos estão convidados a doar um exemplar de literatura infanto-juvenil, que será entregue para a ala infantil da Estevão de Mendonça. Os exemplares doados ficarão expostos durante o evento e ao final serão entregues formalmente à biblioteca. Os doadores receberão a nominação “Amigos da Leitura” e terão seus nomes e/ou links inseridos no blog do projeto. Cada doador deverá realizar uma dedicatória, como uma forma de marcar seu ato de participação na história da Biblioteca Estadual Estevão de Mendonça. As doações serão recebidas até o dia 20/08/2012 e mais informações poderão ser obtidas através do blog do evento.
O projeto é idealizado e coordenado pela Cia Alicce Oliveira, com produção de Mazé Oliveira, tem o patrocínio da Secretaria de Estado de Cultura de Mato Grosso (SES/MT), por meio do Programa de Apoio à Cultura, e visa fomentar a cultura literária oral e escrita no Estado. A abertura oficial acontece no dia 3 de setembro, no Salão Nobre do Palácio da Instrução em Cuiabá. As demais atividades, ocupam o SESC Arsenal, de 4 a 6 de setembro, nos períodos matutino, vespertino e noturno.

Informações: http://encontrodecontadoresdehistorias.blogspot.com.br/
Pelos telefones: (65) 3641-9197/(65)8124-8167 (Mazé) 
e-mail: divulgacaoencontro2012@gmail.com