Tibanaré leva Espetáculo e oficinas para seis municípios de Mato Grosso


Andantes pelas estradas, músicas que tocam a alma, sombreadas pelos “guarda-estrelas”... Assim, o Grupo Tibanaré (Cuiabá-MT) desliza em poesias com a intervenção teatral Andarilhos das Estrelas, arte de rua que invadirá a partir do dia 10 de outubro as zonas urbana e rural de seis municípios de Mato Grosso. Cuiabá, Barão de Melgaço, Chapada dos Guimarães, Tangará da Serra, Lucas do Rio Verde e Poconé recebem os integrantes do grupo que além da apresentação cênica, oferecerão oficinas teatrais gratuitas.
A circulação do Tibanaré acontecerá com patrocínio do Banco da Amazônia, através do Edital de Patrocínio edição 2012. Segundo a atriz Fernanda Gandes, o Tibanaré, teve a oportunidade de ser selecionado através de patrocínio direto, sem os mecanismos do incentivo fiscal. A atriz explica, que todos os projetos do grupo até então tinham sido financiados por Lei de incentivo a cultura e por Editais de premiação. “É a primeira vez que recebemos patrocínio de uma Instituição privada e isso para nós é muito satisfatório, estamos com Andarilhos das Estrelas em nosso repertório desde 2010 e ter sido um dos contemplados, significa o reconhecimento do nosso trabalho”, argumenta ela.
Andarilhos das Estrelas é uma intervenção que acontece em forma de cortejo, percorrendo as ruas das cidades e chamando a atenção de quem passa no local. É composto por artistas que presenteiam o público com poesias e músicas, como as cantigas de rodas, quebrando barreiras e diminuindo a distancia entre o artista e o publico, e abrindo portas para um novo olhar sobre a arte em Mato Grosso, os atores conseguem um resultado belo, singelo e poético.
O ator e diretor da intervenção, Jeferson Jarcem, explica que em Andarilhos das Estrelas os atores oferecem uma diversidade de informações em poucos minutos. Dançam, cantam, poetizam, teatralizam e brincam, com a intenção de tirar o público da correria diária, aguçando seus sentimentos e emoções e foi especialmente produzido para espaços não convencionais, com o objetivo de levar ações para transeuntes, por meio de cantos de roda, dança e poesias da Literatura Regional.  

Ação propõe recriar sons, sentimentos, palavras, cenários, buscando sempre, romper a rotina do dia-a-dia e os automatismos das relações pessoais dos dias atuais, proporcionando um contato com a sensibilidade humana, que muitas vezes está escondida por trás dos artefatos tecnológicos e do cotidiano.
Os poetas locais (MT) que nos ofereceram gentilmente suas obras para a construção de Andarilhos das Estrelas foram Lucinda Persona, Marilza Ribeiro, Ivens Scaff, Aclyse Matos, Marta Coco, Vera Capilé, Wilma Martins Conceição, Ceverina Rosário dos Santos e Ribamar Carvalho. 



Oficinas

As oficinas oferecidas pelo grupo Tibanaré, serão gratuitas e ministradas em todos os municípios, exceto Cuiabá. Com o tema “Pegadas do Andarilho”, atenderá 20 participantes por oficina em cada localidade. Para participar o interessado deve ter idade entre 16 a 29 anos e não precisa ter conhecimentos na área teatral.
Na Oficina 'Pegadas do Andarilho' serão oferecidas técnicas iniciais de treinamento físico e vocal para atores ou pessoas com intuito de compreender o jogo cênico realizado pelos atores do Tibanaré dentro da intervenção Andarilhos das Estrelas. Em seu conteúdo, a oficina traz os jogos do brincante, a não-interpretação do poema e treinamento físico e vocal.
Em 'O jogo do brincante' a inteção é estimular os alunos a exercerem o folguedo e a arte que tem dentro de si, jogando através da dança, canto e jogo teatral. Já na oficina 'Não interpretação do poema', os participantes passarão por algumas leituras de poemas, compreendendo como representá-los partindo das suas próprias emoções e experiência, não traduzindo e sim representando aquilo que existe dentro dela também. Por fim, em 'O treinamento físico e vocal', será oferecido uma base do treinamento que os atores realizam para preparar seus dois instrumentos de cena: corpo e voz. Os interessados deverão entrar em contato pelos telefones: (65) 8449-0919 – Cláudia Borges.


Serviço:
Cuiabá
Apresentação: dia 10 de outubro, as 17h00, saída da sede do Banco da Amazônia e cortejo pelo centro da cidade.

Barão de Melgaço
Oficina: 11 de outubro, das 08h00 as 11h00,.
Apresentação: dia 11 de setembro as 17h00.

Tangará da Serra
Oficina: dia 20 de outubro, das 08h00 as 11h00.
Apresentação: dia 20 de outubro, as 17h00.

Lucas do Rio Verde
Oficina: dia 27 de outubro, das 08h00 as 11h00.
Apresentação: dia 27 de outubro, as 17h00. 

Chapada dos Guimarães
Oficina: dia 14 de outubro, das 08h00 as 11h00.
Apresentação: dia 14 de outubro, as 17h00.

Poconé
Apresentação: dias 25 de outubro e 26 de outubro, as 17h00.
Oficina: dia 25 e 26 de outubro, das 08h00 as 11h00.

Informações.
Jefferson Jarcem: (65) 9988-7227
Fernanda Gandes: (65) 8444-0818
Cláudia Borges: (65) 8449-0919