Passeio noturno apresenta centro histórico a população


Quem estava no centro de Cuiabá, na noite da última quinta-feira, (13/06), se assustou ao ver uma noiva e três homens misteriosos,  vagando pelas ruas e becos de Cuiabá.  Era a intervenção Teatral Passeio Noturno, que levaram a esses locais um outro olhar, quebrando o silêncio e pelo comércio fechado.

Passeio noturno se dedica a apresentar a Cuiabá de outrora, através de suas Lendas e 'causos' que povoam calçadões ruas centrais, aproveitando a paisagem do que restou dos antigos casarões, levando o público a reconhecer o espaço histórico da cidade.

A pesquisa da intervenção iniciou em 2009, sendo aprovado pelo Premio Funarte Artes na Rua em 2011. Grande parte das lendas narradas foram relatadas em  conversas informais, junto a jornalista e Mestre em Artes Naine Terena, e o artista plástico Antonio João de Jesus, que ilustrou a obra Cuiabá Roteiro das Lendas, de Dunga Rodrigues. Entre as lendas está a assustadora procissão das almas e a carroça mal assombrada. Jefferson Jarcem, diretor do Grupo Tibanaré, explica que outras pessoas também fizeram relatos de lendas urbanas. Dentre elas, a famosa noiva, também conhecida como mulher de branco, ou a noiva do banheiro. "Praticamente todas as cidades tem sua noiva. E essa lenda urbana, é muito contada por estudantes. Por ouvirmos essa história de um público um pouco mais jovem, incluímos no repertório também" explica Jarcem.

A intervenção foi acompanhada por estudantes da Escola Estadual Liceu Cuiabano e por pessoas que estavam nas ruas no momento da intervenção. Mariana Figueiras, trabalha em uma loja no centro de Cuiabá e conta que se assustou ao ver a chegada dos atores. Depois, acompanhou o percurso e aprovou a idéia. "Acho que é muita coragem, por que as pessoas evitam andar aqui nesses calçadões a noite. Foi muito interessante, por que eu nunca tinha ouvido falar dessas histórias".

Fernanda Gandes, produtora do grupo explica, que a montagem ganhou novas dimensões e por isso o público pode esperar mais surpresas. "Outros passeios acontecerão", explica ela.  A intervenção também foi aprovada pelo edital do Programa de Apoio a Cultura da Secretaria de Estado de Cultura de Mato Grosso e está buscando apoio através da Lei Rouanet, do Ministério da Cultura, para ampliar a ação.

Informações: (65) 8444-0818.