Diversidade marca abertura da X Assembleia da COIAB em Mato Grosso

A diversidade marcou a abertura da X Assembleia da Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira (COIAB) e I Encontro dos Povos indígenas de Mato Grosso que acontece até a próxima quinta-feira (29) na aldeia Umutina (município de Barra do Bugres) em MT. Quem esteve presente pôde presenciar a riqueza cultural representada através dos cantos, danças e idiomas diversos, apresentados pelos indígenas dos oito Estados da Amazônia brasileira que estão reunidos no evento. 
Dando as boas vindas em nome das lideranças das aldeias Umutina, jovens e crianças desse povo dançaram e entoaram cantos. Após essa recepção, os convidados, realizaram também seus cantos e danças como forma de saudar os presentes.
Ao todo, até agora, são mais de 160 povos vindos do Amazonas, Maranhão, Roraima, Pará, Acre, Rondônia, Amapá, Tocantins e Mato Grosso.  Marcos Apurinã, Coordenador da COIAB destaca que o evento já cumpre o seu papel de promover o intercâmbio entre os povos e garantir a diversidade. Apurinã diz que espera que a instituição saia fortalecida do evento, com propostas capazes de abranger todos os povos da Amazônia Brasileira principalmente chegando até as bases para fortalecer as reivindicações dos direitos indígenas.
A superintendente de Assuntos indígenas de Mato Grosso, Janaina Oliveira, explica que o Governo do Estado de Mato Grosso apoiou o evento, principalmente pelo seu ineditismo, já que, depois de muitos anos, conseguiu-se reunir membros das etnias do estado em um evento de grande porte. Janaina salienta também que essa é a oportunidade do Governo do Estado buscar fortalecer o diálogo com os povos indígenas de MT e dessa forma estabelecer diretrizes de trabalho mais consistentes no que diz respeito a essas comunidades.  
Imprensa
Quarta-feira (28/09) as 9h30 da manhã na terra indígena Umutina (Barra do Bugres) acontece a abertura oficial da X Assembleia da COIAB com a presença de representantes de instituições governamentais e não-governamentais nacional e internacional.  O acesso da imprensa ao local é livre e existe sinalização para ingresso a aldeia. Durante a manhã de abertura, um monitor estará na balsa para atravessar as equipes interessadas.
Para mais informações de como chegar na aldeia Umutina: (65)3613-4514 ou pelo email naineterena@hotmail.com