Teatro


Tibanaré inicia nova  Temporada 
O teatro mato-grossense estará  a todo vapor nos próximos meses. Após várias em Festivais e Mostras pelo Brasil afora, o grupo de Teatro Tibanaré inicia nesta semana sua primeira temporada nacional com a intervenção urbana Andarilhos das Estrelas, que vai andarilhar por entre ruas e praças, becos e quintais, traslados urbanos e barqueiros.
O Grupo visitará cidades do Norte e Centro Oeste do Brasil: Porto Velho-RO, Manaus-AM, São Luiz-MA, Rio Branco-AC, Belém-PA, Goiânia-GO, Brasília-DF, Palmas-TO, Campo Grande-MS e também em Cuiabá, Poconé, Barão de Melgaço e Nobres.
A temporada tem o patrocínio do Banco da Amazônia na rota Norte, Prêmio Funarte de Teatro Myriam Muniz 2012 na rota Centro Oeste, contando com apoio do Governo do Estado de Mato Grosso,e parceria do SESC, Museu da Imagem e do Som de Cuiabá, Lamiré Cinema e Vídeo, Dona Lola Produção Criativa e VM Locadora.
A primeira parada acontece na cidade de Porto Velho-RO, nos dias 21 e 22 de setembro e a próxima em Cuiabá, no dia 26 deste mês. A rotina dos transeuntes será interrompida por música, dança e representações poéticas. Jefferson Jarcem, diretor do Tibanaré conta que o Andarilhos das Estrelas investe em ações líricas, brincantes e sinceras que possam estabelecer uma relação frontal com o publico. “A intenção é ocupar os espaços que estão contagiados pelo automatismo e aqueles que estão sedentos por uma relação, exemplo às zonas rurais que poucas vezes são contempladas, mas esta ação é urbana, queremos também mistura nossos rabiscos poéticos na tormenta sonora e visual das cidades. Queremos manter vivos com esta ação em qualquer realidade que possa trazer a relação entre ator e público”.
Para alcançar este objetivo o grupo realiza um verdadeiro cortejo cênico musical, utilizando textos de autores de Mato Grosso, músicas e cantigas populares e dança regionais traduzidas em releituras físicas e vocais em cada técnica do ator 'andalírico'.
Em Porto Velho, a ação acontecerá dentro de transportes coletivos. A utilização do espaço não convencional é uma das características do Grupo Tibanaré e em especial de Andarilhos das Estrelas, que já foi contemplado em outros editais e percorreu, ruas e praças, buscando arrancar das pessoas sentimentos e emoções que ficam adormecidas na correria do dia a dia. 
Além da intervenção teatral Andarilhos das Estrelas o grupo oferecerá uma oficina de teatro gratuita em Porto Velho. A oficina trabalha como ponto de partida a Organicidade do Ator-bailarino. O método de pesquisa utilizado pelo grupo Tibanaré será a base das atividades, com treinamento físico, transmitindo suas técnicas e sua ética na abordagem do trabalho cênico corporal.“Os alunos passarão por etapas importantes do estudo técnico prático, exercitando ações físicas, aprendendo buscar incessantemente uma maneira viva de articular sua arte e doar se ao publico. Abrindo para sensações, levando o corpo a conhecer além do próprio limite, conscientizando a importância da Fisicidade (Corpo Final) e da Corporeidade (Coração do ator), elementos mutuamente dependentes para uma boa atuação” explica Jarcem.
O Público-alvo são atores, bailarinos, professores, não atores, todos com idade acima de 15 anos. As inscrições estão a cargo do Sesc Rondônia, que também é apoiador da temporada.
Os interessados deverão entrar em contato pelos telefones: (65) 8449-0919/ (65) 84180343.